sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cor nos ambientes


Bom, conforme eu havia prometido, comentarei sobre CORES um assunto que aparentemente parece fácil, mas, não é! Muito pelo contrário, pois, empregando as cores em ambientes de forma inadequada, pode causar stress, cansaço, mexer com o emocional, com o psicológico, causando felicidade e bem-estar, enquanto outras podem induzir à melancolia, podendo gerar até discussões dentro de casa, em ambiente de trabalho, etc.

Darei algumas dicas e sugestões sobre como empregar as cores de forma correta, agradável, confortável, elegante, harmoniosa, sem exageros e principalmente com bom gosto.

 

O universo das cores começa com:

 

Cores primárias, secundárias e terciárias.

 

          As Cores primárias são o VERMELHO, o AMARELO e o AZUL.

          A combinação dessas cores, duas a duas, em proporções iguais, surge as Cores                 secundárias:  VERDE (amarelo+azul),

          LARANJA (amarelo+ vermelho), VIOLETA (vermelho+azul).

          As Cores terciárias são a mistura de uma cor secundária com uma das duas primárias que a formam.

          A combinação das cores primárias é capaz de produzir todas as outras cores, chegando a um número infinito de variações.

 

 
Círculo Cromático

 

As cores são divididas em duas partes: Quentes e Frias
 
 
  

As cores QUENTES deixam o ambiente confortável, aconchegante, estimula o apetite, mas se não souber usá-las, podem deixar um ambiente estressante e quente se o lugar for quente, estimular a gula para quem gosta de comer muito, e aplicados em quartos dependendo da cor (como por exemplo, o vermelho) pode causar insônia, irritabilidade e stress se aplicado em excesso, pois é uma cor muito energética.

 

As cores FRIAS deixam o ambiente calmo, relaxante, fresco, mas também em demasia, pode favorecer a frieza, a introspecção e isolamento.

 


SIGNIFICADO DAS CORES

 

            A primeira coisa que observamos em um ambiente, é a cor.

 

         Mesmo que inconsciente, o clima gerado pelas cores que nos cercam, afetam nosso sentimento.

         Imprescindíveis em qualquer projeto sejam arquitetônicos ou de decoração, as cores podem ser nossas grandes aliadas, para destacar, personalizar e criar identidade de uma edificação ou ambiente.

         A escolha e aplicação de cores nos ambientes pedem equilíbrio, pois elas afetam nosso humor e nosso comportamento.

         Nas edificações e ambientes existentes, a pintura torna-se uma solução econômica e de grande efeito.

 

            ALGUMAS CONDIDERAÇÕES:

 

         As cores claras proporcionam ambientes tranquilos e suaves, auxiliam na difusão da luz e consequentemente, economia de energia.

         As mais fortes, o efeito é oposto, ativando e excitando os ânimos.

         Uma sequência básica para evitar erros seria ter as paredes um pouco mais escuras que o teto.

         Caso queira destacar uma parede com um tom mais forte, contrabalance usando tons mais claros, ou brancos nas demais.

         Se tiver um ambiente pequeno prefira os tons claros de azul, ou verde, pois dão a sensação de amplitude.

         Já as cores quentes são ótimas para dar a sensação de aconchego.

         No teto, uma boa dica para dar sensação de rebaixamento do “pé- direito” é pintá-lo com cor mais escura.

         Para o efeito inverso use cores mais claras, de preferência o branco, pois dão a sensação de amplitude.

 

 

Definitivamente, o que é cor?  Nada mais do que uma SENSAÇÃO.

 

As cores provocam sensações e efeitos interiores de tamanha significância que custamos a compreender e aceitar como a alegria, a tristeza, o medo e a raiva.

Desde crianças somos influenciados, seja positivamente, seja negativamente, pelas cores primárias, secundárias e terciárias.

No entanto, aprender de que maneiras elas nos influenciam ajuda a reverter seu poder em nosso favor.

 


AS CORES NOS EFEITOS FISIOLÓGICOS E NA DECORAÇÃO.

 

VERMELHO



O vermelho é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista liderança e senso de auto-estima.
 
Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. 
 

                                                                                                                                                            

 

LARANJA

É uma cor quente, é a mistura entre o amarelo e o vermelho. É uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade.



A cor laranja estimula a agilidade mental, encorajamento,  atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. É também a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança, aumenta o apetite e trás alegria.
Ideal para salas de estudo/reunião e outros locais onde as pessoas se encontram para conversar. O alaranjado transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.


 
 

 AMARELO

É uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.

O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai, trás energia, alegria, desprendimento, leveza, produz desinibição e brilho. Mas é preciso tomar cuidado com os excessos porque o amarelo pode excitar a ansiedade e aguçar as preocupações. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel.

É uma cor quente, que rejuvenesce, constrói confiança, dá poder de persuasão, energia; simboliza criatividade, ideias, conhecimento, juventude, ativa o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Pode ser utilizado em áreas de acesso para salões sociais. Gera a impressão de calor e por isso é recomendado para climas frios.

O amarelo é a cor luminosa por excelência. Atrai a atenção seja sozinho ou em conjunto com outras cores.






AZUL

A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, a pressão muscular, diminuindo o ritmo respiratório, trazendo a sensação de paz e introspecção. Acalma e traz clareza mental. Produz tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, e confiança. Transmite a compreensão; é a cor do bem estar e do raciocínio lógico; favorece a paciência, a amabilidade e a serenidade. É muito indicada para quarto de dormir e principalmente de crianças, pois acalma e dá um ar de tranquilidade, alivia o stress e o cansaço do dia a dia.
É uma cor fria, combate a sensação de abafamento, pois ela aumenta os espaços. É a cor preferida por adultos, demonstra certa maturidade.

O azul escuro, é considerado uma cor romântica, no entanto, em demasia, pode expressar certo tom de monotonia. Quando sombrio, o azul transmite a sensação de infinito.





VIOLETA


Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico e as grandes ideias. Ela é associada a ideais nobres, como devoção e lealdade, e também um equilíbrio entre o amor e a harmonia, paixão e razão, mente e espírito, autoridade e respeito, meditação e leveza. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelas coisas, pelo mundo.


                                                                                                               
                                                                                                  

ROSA

É a cor do amor, da felicidade, do romance e representa intenções puras. O rosa é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundo. Faz-nos sentir carinho, amor e proteção. Também nos afasta da solidão e nos converte em pessoas sensíveis. Muito usado em quartos de meninas e bebês, pois é uma cor “doce”, angelical que reflete a tranqüilidade e a calmaria.

 
                                                                                                                                                                  

VERDE

É antes de tudo a cor do vegetal, da natureza, da primavera, é a cor do mar, nos oferecem sua calma e seu frescor, em oposição ao universo artificial das cidades. É a cor da renovação da vida, portanto da esperança, que acalma a angústia.

O verde é muito usado em hospitais, ajuda na recuperação dos pacientes, pois remete a saúde. É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos ou acabamos de viver um trauma. O verde nos cria um sentimento de conforto e relaxamento, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrado interiormente.
                                                                                                                                                                                                                           

 

                                                                
Branco

O branco é a cor total, a que incluem todas as outras. É a cor da pureza, da purificação, da espiritualidade, da limpeza, da sinceridade, verdade, inocência e calma. Nos trás paz e tranqüilidade; é uma cor que fica bem com todas as outras cores, ela ressalta o colorido, reflete a luz e amplia o ambiente, porém, quando usada demasiadamente, o branco pode dar a sensação de solidão e frio, porque o alvo nos separa das outras pessoas.
                                                                                         

     

 
PRETO

Resulta da ausência da luz, que pode ter duas causas: a ausência de qualquer fonte luminosa (as trevas da noite) ou a presença de objetos que, bem iluminados, não refletem qualquer radiação visível.

O preto simboliza a noite, o inverno, permite a auto-análise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.

Uma roupa preta emagrece, mas também absorve muito o calor no verão. Já na decoração têm que ser tomado alguns cuidados, pois o preto diminui o ambiente, atrai insetos, porém é uma cor atrativa, pois sabendo usá-la, deixa um ambiente muito elegante.

                                                                                                                                                           

                                                                                   

CINZA
A cor cinza, são os extremos entre o branco e o preto, promove o equilíbrio e estabilidade, está associada à independência, à auto-suficiência, e ao autocontrole. É a cor das nuvens carregas de água, das sombras, das pedras e da fumaça.

Sabendo usá-la na decoração, deixa o ambiente harmonioso, contemporâneo, ressaltando a cor em sua composição.
 
                                                                                                                    

                    
MARROM



A cor marrom é a cor da Mãe Terra. O marrom nos dá a sensação de estabilidade e afasta a insegurança.
Significa responsabilidade e maturidade. Nos ambientes, dá a impressão de algo sólido, seguro e calmo. Também pode ser associada a idéias de natureza, rusticidade, estabilidade, estagnação, peso e aspereza. É uma cor quente, aconchegante, muito usado em decoração rústica.                                                                                                                                              


 
                                                                                        

VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS DE CORES NA DECORAÇÃO

 



VERMELHO
 
 
 
 

Vejam como ficou agradável este quarto!
Foi decorado com tons de vermelho e sem exageros, só detalhes nas cores na parede, na roupa de cama e no tapete. Tendo bom censo, e bom gosto dá para usar o vermelho no quarto



                                                                        LARANJA
                                                                                                                                                               

 

 

 Deixa o ambiente alegre, descontraído, aconchegante e jovial.

Repare que foram usadas duas cores quentes ou seja, o laranja nas paredes e o amarelo nas almofadas. Ficou bem alegre! 

 


                                                                       AMARELO

 



 
Veja o amarelo como fica lindo e harmonioso! Ficou com um estilo bem contemporâneo, e o mais importante não deixou de ser confortável.

 
 

                                                                        AZUL

 

 


Olha que quarto gostoso! Dá-nos a sensação de paz, conforto, relaxamento. Em quarto então nem se fala, pois é sempre bem vindo, tanto em quarto de casal, como de bebê, crianças e até mesmo em quarto feminino. O azul é tudo de bom.

  

                                                                         VIOLETA


 
 

O violeta, o lilás, esses tons de cores acalmam, relaxa, desperta a criatividade, ajuda na meditação; é uma excelente opção para quartos, mas, podendo ser usado em outros ambientes como sala, lavabo, banheiro e quarto de menina e bebê. Fica muito bem a combinação com o amarelo, pois deixa o ambiente alegre e descontraído, a mistura da cor fria com o quente, tira da monotonia.

 


                                                                             ROSA

 

 

Essa é a cor da menina. É uma cor fashion; remete ao romantismo, a meiguice, o carinho, amor, a fragilidade e delicadeza, sugerindo feminilidade, afeição e a pureza. Muito sugestivo também, a combinação desta com tons de amarelo, azul, lilás ou roxo, deixando assim o ambiente alegre e criativo.

Nada impede de decorar um banheiro cor de rosa; achei a ideia genial e bem criativa, a combinação da cortina da banheira com a forração do armário, ficou show! Bem cara de adolescente.


  

                                                                             VERDE

 

Aqui, o verde é usado em uma sala bem ampla, dando um toque de sofisticação, modernidade e criatividade, deixando o ambiente, limpo e leve com sensação de frescor. Fica muito agradável ao olhar.
Vale lembrar o comentário citado a cima sobre pintar o teto com cor mais escura para disfarçar a altura do pé direito. Ficou lindo!



 

                                                                      BRANCO

 

Deixa o ambiente leve, com um ar de limpeza, aconchegante, dando suavidade e sutileza. Esta decoração remete ao clássico, e é claro com um bom projeto de iluminação, valoriza ainda mais a decoração.

O branco além de dar a sensação de frescor ao ambiente, também amplia o espaço, então vale lembrar para quem tem, por exemplo, um quarto pequeno, optar pelo branco. Quem não gosta do ambiente totalmente branco, pode-se usar uma cor quente e forte apenas para os detalhes como tapete, almofada, quadros ou na parede focal quando ela não é tão grande. Mesmo assim não exagere nesta cor “quente”.

                                                                



                                                                        PRETO

 

Super Chique!

 
O preto está em alta, sendo muito usado hoje em dia em cozinhas e áreas gourmet. Combinando com cores vibrantes e um toque de brilho como, espelhos e o inox, dá ao ambiente elegância e sofisticação. Mais um detalhe, deve-se fazer uma boa iluminação, pois o preto escurece muito o ambiente e se falando de cozinha, deve-se ter uma iluminaçaõ ainda maior, de preferência luz branca. 

 

 

                                                                            CINZA

 

Esta cor é maravilhosa, elegante, neutra, combina com todas outras cores, principalmente com cores fortes como o amarelo, laranja, Pink, vermelho, lilás, roxo, turquesa, preto, branco,... Ela ressaltar as cores dando um destaque todo especial e um charme irresistível na decoração.

 

 

                                                                   MARROM

Que GOSTOSURA!!!

 

O marrom fica muito bem em qualquer ambiente, seja no banheiro, lavabo, sala, cozinha, quarto, etc. É uma cor quente, que simboliza estabilidade e aconchego. Para quem não ousa em usar cores vibrante na decoração com receio de errar, usa sempre o marrom  pois ele nunca sai de moda.

 

 

Bom, espero que vocês tenham gostado.
 
Aqui eu termino com mais um tema. Se desejarem me envie email ou deixe suas sugestões, perguntas e dúvidas que responderei em breve.

 

Um forte abraço e muita cor e alegria para sua vida.

 

OBS:  JESUS ama muito vc!

Bjs; 

Sheila Gomes
  

 

 

 


 

 

 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estilo Minimalista



Menos é Mais

  

Muita gente acha que decorar é encher o ambiente de “quinquilharias”, porta retratos; quadros sem harmonia, prateleiras em todos os cantos com vários adornos, etc..parece até a casa da Carminha.

Nos dias de hoje, a mulher trabalha fora; estuda; leva os filhos para fazer várias atividades; malha; cuida da saúde; passeia; viaja; tem a internet para se distrair bloguear; enfim, não tem mais tempo para cuidar da casa como antigamente, ficar tirando pó das tetéias das estantes e prateleiras, encerando, colocando roupa para quarar, ou seja, isso é coisa do século passado. Não existe mais “dona da casa” e sim, mulheres que ajudam os seus maridos no orçamento doméstico ou a própria chefe da família. Então por este motivo, falo sobre estilo minimalista, ou seja, decorar um ambiente elegante, clean,com leveza, sem excessos, mas não deixando de lado o conforto.
 
O estilo contemporâneo de decoração, é caracterizado por um ambiente leve, bem iluminado, que visualmente seja limpo, o que não significa sem cor e sem acessórios muito pelo contrário, as cores e os acessórios são bem vindos neste estilo, trazendo elegância e sofisticação, porém, o ambiente precisa permanecer clean e harmonioso.

Neste estilo, usa-se material sintético, metais, madeira e vidro. No entanto, o desenvolvimento tecnológico passou a buscar para o mobiliário, o conforto, a praticidade e a total funcionalidade com uma beleza reduzida ao essencial.

A arquitetura, também é livre de excessos, às vezes com a valorização do vazio e a máxima “otimização” do espaço.

O minimalismo é a estética clean em seus aspectos práticos e simples, porém sofisticados, caracterizam bem este estilo, hoje, muito utilizado na decoração não só de casas e ambientes, mas presente também em ambientes comerciais como Shopping, lojas, fachadas de prédios onde vemos a mistura do metal (como o inox) com os vidros espelhados dando um ar contemporâneo e ao mesmo tempo futurista.

Muito em alta, o estilo contemporâneo tem como característica linhas retas, sóbrias e mais frias, e para dar certo calor a esta tendência usamos as cores para deixar o ambiente mais alegre e descontraído.

O arquiteto Van Der Rohe (alemão, nasceu em 1886 e faleceu em 1969) tem duas frases ditas por ele, que na minha opinião, foi muito feliz em dizê-las: Uma é “Less is more” (Menos é Mais), e a outra foi “ God in the details” (Deus está nos detalhes).

 

Agora falo um pouco de como surgiu este movimento minimalistas, que  teve grande influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia. Surgiu no séc. XX. O minimalismo procurava através da redução formal e da produção de objetos em série, que se transmitisse ao observador uma percepção fenomenológica, ou seja, um sentido novo do ambiente onde se inseriam.

O minimalismo nas artes plásticas surge após o ápice do expressionismo abstrato nos Estados Unidos, movimento esse que marcou a mudança do eixo artístico mundial da Europa para os Estados Unidos.

O design minimalista, surgido na década de 80, pode ser tido como uma reação aos movimentos pós-modernos no design.

Pode-se dizer que o minimalismo foi interpretado de várias maneiras no campo da arquitetura e do design de interiores. O estilo pode ser facilmente identificado pela construção "limpa" e sem excessos, pelo uso de cores neutras e materiais industriais modernos. Também é notável a ausência de adereços desnecessários, o que pode, num primeiro momento, trazer uma imagem "fria" e desconfortável, em que a estética sacrifica o conforto mas, se vc souber usar a criatividade e o bom senso, pode deixar o ambiente bem agradável, colorido, discontraído e elegante.

 
No seu dia a dia evite os excessos. Quando vc vai a um ambiente comercial como lojas; restaurantes; shoppings; e vê muita cor; muita informação e detalhes, lembre-se de que ali é um lugar que vc vai de vez em quando, vc  não vive naquele espaço, não é a sua casa onde vc dorme, acorda, come e vive todos os seus dias. Vc precisa de paz, harmonia e claro se sentir em casa.

As cores fortes aplicadas em ambientes inadequados podem trazer estresse, cansaço e desarmonia. Fique atento!

A decoração deve ser mínima e meramente funcional, tudo limpo, suave e principalmente confortável.

Veja abaixo alguns exemplos de ambientes minimalista.


Exemplo de "Menos é Mais"
 



 O vermelho é uma cor forte mas, sabendo usar, veja como fica elegante.




 Ambiente bem iluminado, claro, limpo e confortável.
 
 
Gostaram? Qualquer dúvida, me escreva uma mensagem e eu lhe respondarei com o maior prazer.
 
 
O próximo assunto, falarei sobre cor. Como usá-la? 


Bjs.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

História de contos de fada.


Bom para começar, falarei sobre dois assuntos:

Um é sobre restauração de móveis (mostrarei a restauração de uma cadeira Luís XV), e contarei um pouco da história deste mobiliário que foi criado a mais de 200 anos e até hoje encanta muita gente no mundo todo.

O outro assunto será sobre decoração, como decorar um ambiente deixando-o elegante, alegre e leve,  sem excesso de informação; a velha frase “Menos é Mais”, então pra que os exageros? Ok?

 

Let`s go !


O estilo Luís XV

 


 Foi um estilo de decoração e mobiliário desenvolvido na França durante o reinado de Luís XV, aproximadamente em 1730 e 1750-60 conhecido também como o estilo gracioso do rococó e pelo seu repertório de motivos ornamentais, situando-se entre o estilo regência, onde já dá os primeiros passos, e o estilo Luís XVI, que se caracteriza por uma maior rigidez e austeridade. É considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto, sendo, por isso, alvo de revalidade ao longo do tempo.

Este estilo surgiu, é claro, ao serviço da mentalidade da época, da busca dos prazeres do quotidiano e intimamente ligado à figura feminina, que decorava toda corte. Provavelmente a figura de maior destaque no impulso das artes decorativas foi a de  Madame de Pompadour, amante do rei, que o incentiva a promover a produção artística, como no caso da oficina de porcelana de Vincennes (mais tarde Sevres) de onde foram criadas muitas das peças usadas neste estilo.



Ficheiro:Pompadour6.jpg























 
Bom, depois de saber um pouquinho sobre a História da tão famosa cadeira Luís XV, contarei agora um poquinho da minha História: 
 
Tenho uma filha que acabou de completar 15 anos (01/09/2012). Seu sonho era ter uma cadeira "Luís XV" em seu quarto, pois além de ser uma peça de decorativa, seria também para ela passar sentada praticando o seu passa tempo preferido: LER!
Então resolvi lhe fazer uma surpresa, ou seja, comprar a tão sonhada cadeira. Só que, custa muito caro e sempre só vendem o par dela. Ela não queria uma cadeira produzida em série e sim uma artesanal, antiga que tivesse história, esse é o  glamour!
Fui eu visitar vários antiquários, sites, para achar a cadeira! Depois de 3 meses de pesquisa, achei um antiquário que se chama Fernantillo fica no RJ, Taquara.
Acabei fazendo amizade com os donos do antiquário (Carine e Bruno) e consegui com que eles me vendessem somente uma cadeira e não o par como é negociado. A partir daí, comecei a viajar no sonho da minha princesa Amanda (minha filha); decapei toda a madeira pois a cadeira estava em ótimas condições, perfeita, tirei toda a pátina que estava (pátina marfim), lixei; passei uma demão de tinta PVA marfim; lixei pela 2ª vez; pintei de novo de PVA; passei uma demão de laca indiana e depois de seca, finalmente a cera ouro velho, fui salpicando toda cera na madeira, depois de 30min., fui retirando o excesso em sentido vertical e fazendo a pátina ouro envelhecido como ela queria. Depois levei ao estofador, pedi que forrasse com o tecido que eu comprei Sued na cor pink e colocasse capitonê. Depois de pronta, coloquei um cristal em cada botão.
Minha filha quando viu, ficou doidinha, ela me abraçava e me beijava e me agradecia o tempo todo.
É tão bom quando a gente faz alguém feliz! Ela merece, é uma excelente filha! Na verdade eu não sei quem estava mais feliz, se era ela ou eu?
Olha abaixo como a cadeira ficou linda!

 Aqui como ela era.
Esta cadeira tem mais de 60 anos (claro que ela passou por outras reformas).


 Ela decapada.


 Tchan, Tchan, Tchan, Tchan! Olha como ficou!
LINDA!!!
 
 
Cada botão coloquei um cristal. Com o reflexo da luz ela brilha.
 
 
Aqui minha filha no cerimonial dos seus 15 anos.

A festa foi um sucesso!
Depois várias pessoas vieram me perguntar se eu alugaria a cadeira para a festa de suas filhas. Claro que esta não! Mais estou preparando duas cadeiras uma pink e uma vermelha para alugar para cerimoniais, eventos, etc.
Gostaram?

Aqui termina minha história de contos de fada, onde tinha uma princesa, um príncipe e uma cadeira "Luís VX".

Bjs.....