quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estilo Minimalista



Menos é Mais

  

Muita gente acha que decorar é encher o ambiente de “quinquilharias”, porta retratos; quadros sem harmonia, prateleiras em todos os cantos com vários adornos, etc..parece até a casa da Carminha.

Nos dias de hoje, a mulher trabalha fora; estuda; leva os filhos para fazer várias atividades; malha; cuida da saúde; passeia; viaja; tem a internet para se distrair bloguear; enfim, não tem mais tempo para cuidar da casa como antigamente, ficar tirando pó das tetéias das estantes e prateleiras, encerando, colocando roupa para quarar, ou seja, isso é coisa do século passado. Não existe mais “dona da casa” e sim, mulheres que ajudam os seus maridos no orçamento doméstico ou a própria chefe da família. Então por este motivo, falo sobre estilo minimalista, ou seja, decorar um ambiente elegante, clean,com leveza, sem excessos, mas não deixando de lado o conforto.
 
O estilo contemporâneo de decoração, é caracterizado por um ambiente leve, bem iluminado, que visualmente seja limpo, o que não significa sem cor e sem acessórios muito pelo contrário, as cores e os acessórios são bem vindos neste estilo, trazendo elegância e sofisticação, porém, o ambiente precisa permanecer clean e harmonioso.

Neste estilo, usa-se material sintético, metais, madeira e vidro. No entanto, o desenvolvimento tecnológico passou a buscar para o mobiliário, o conforto, a praticidade e a total funcionalidade com uma beleza reduzida ao essencial.

A arquitetura, também é livre de excessos, às vezes com a valorização do vazio e a máxima “otimização” do espaço.

O minimalismo é a estética clean em seus aspectos práticos e simples, porém sofisticados, caracterizam bem este estilo, hoje, muito utilizado na decoração não só de casas e ambientes, mas presente também em ambientes comerciais como Shopping, lojas, fachadas de prédios onde vemos a mistura do metal (como o inox) com os vidros espelhados dando um ar contemporâneo e ao mesmo tempo futurista.

Muito em alta, o estilo contemporâneo tem como característica linhas retas, sóbrias e mais frias, e para dar certo calor a esta tendência usamos as cores para deixar o ambiente mais alegre e descontraído.

O arquiteto Van Der Rohe (alemão, nasceu em 1886 e faleceu em 1969) tem duas frases ditas por ele, que na minha opinião, foi muito feliz em dizê-las: Uma é “Less is more” (Menos é Mais), e a outra foi “ God in the details” (Deus está nos detalhes).

 

Agora falo um pouco de como surgiu este movimento minimalistas, que  teve grande influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia. Surgiu no séc. XX. O minimalismo procurava através da redução formal e da produção de objetos em série, que se transmitisse ao observador uma percepção fenomenológica, ou seja, um sentido novo do ambiente onde se inseriam.

O minimalismo nas artes plásticas surge após o ápice do expressionismo abstrato nos Estados Unidos, movimento esse que marcou a mudança do eixo artístico mundial da Europa para os Estados Unidos.

O design minimalista, surgido na década de 80, pode ser tido como uma reação aos movimentos pós-modernos no design.

Pode-se dizer que o minimalismo foi interpretado de várias maneiras no campo da arquitetura e do design de interiores. O estilo pode ser facilmente identificado pela construção "limpa" e sem excessos, pelo uso de cores neutras e materiais industriais modernos. Também é notável a ausência de adereços desnecessários, o que pode, num primeiro momento, trazer uma imagem "fria" e desconfortável, em que a estética sacrifica o conforto mas, se vc souber usar a criatividade e o bom senso, pode deixar o ambiente bem agradável, colorido, discontraído e elegante.

 
No seu dia a dia evite os excessos. Quando vc vai a um ambiente comercial como lojas; restaurantes; shoppings; e vê muita cor; muita informação e detalhes, lembre-se de que ali é um lugar que vc vai de vez em quando, vc  não vive naquele espaço, não é a sua casa onde vc dorme, acorda, come e vive todos os seus dias. Vc precisa de paz, harmonia e claro se sentir em casa.

As cores fortes aplicadas em ambientes inadequados podem trazer estresse, cansaço e desarmonia. Fique atento!

A decoração deve ser mínima e meramente funcional, tudo limpo, suave e principalmente confortável.

Veja abaixo alguns exemplos de ambientes minimalista.


Exemplo de "Menos é Mais"
 



 O vermelho é uma cor forte mas, sabendo usar, veja como fica elegante.




 Ambiente bem iluminado, claro, limpo e confortável.
 
 
Gostaram? Qualquer dúvida, me escreva uma mensagem e eu lhe respondarei com o maior prazer.
 
 
O próximo assunto, falarei sobre cor. Como usá-la? 


Bjs.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

História de contos de fada.


Bom para começar, falarei sobre dois assuntos:

Um é sobre restauração de móveis (mostrarei a restauração de uma cadeira Luís XV), e contarei um pouco da história deste mobiliário que foi criado a mais de 200 anos e até hoje encanta muita gente no mundo todo.

O outro assunto será sobre decoração, como decorar um ambiente deixando-o elegante, alegre e leve,  sem excesso de informação; a velha frase “Menos é Mais”, então pra que os exageros? Ok?

 

Let`s go !


O estilo Luís XV

 


 Foi um estilo de decoração e mobiliário desenvolvido na França durante o reinado de Luís XV, aproximadamente em 1730 e 1750-60 conhecido também como o estilo gracioso do rococó e pelo seu repertório de motivos ornamentais, situando-se entre o estilo regência, onde já dá os primeiros passos, e o estilo Luís XVI, que se caracteriza por uma maior rigidez e austeridade. É considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto, sendo, por isso, alvo de revalidade ao longo do tempo.

Este estilo surgiu, é claro, ao serviço da mentalidade da época, da busca dos prazeres do quotidiano e intimamente ligado à figura feminina, que decorava toda corte. Provavelmente a figura de maior destaque no impulso das artes decorativas foi a de  Madame de Pompadour, amante do rei, que o incentiva a promover a produção artística, como no caso da oficina de porcelana de Vincennes (mais tarde Sevres) de onde foram criadas muitas das peças usadas neste estilo.



Ficheiro:Pompadour6.jpg























 
Bom, depois de saber um pouquinho sobre a História da tão famosa cadeira Luís XV, contarei agora um poquinho da minha História: 
 
Tenho uma filha que acabou de completar 15 anos (01/09/2012). Seu sonho era ter uma cadeira "Luís XV" em seu quarto, pois além de ser uma peça de decorativa, seria também para ela passar sentada praticando o seu passa tempo preferido: LER!
Então resolvi lhe fazer uma surpresa, ou seja, comprar a tão sonhada cadeira. Só que, custa muito caro e sempre só vendem o par dela. Ela não queria uma cadeira produzida em série e sim uma artesanal, antiga que tivesse história, esse é o  glamour!
Fui eu visitar vários antiquários, sites, para achar a cadeira! Depois de 3 meses de pesquisa, achei um antiquário que se chama Fernantillo fica no RJ, Taquara.
Acabei fazendo amizade com os donos do antiquário (Carine e Bruno) e consegui com que eles me vendessem somente uma cadeira e não o par como é negociado. A partir daí, comecei a viajar no sonho da minha princesa Amanda (minha filha); decapei toda a madeira pois a cadeira estava em ótimas condições, perfeita, tirei toda a pátina que estava (pátina marfim), lixei; passei uma demão de tinta PVA marfim; lixei pela 2ª vez; pintei de novo de PVA; passei uma demão de laca indiana e depois de seca, finalmente a cera ouro velho, fui salpicando toda cera na madeira, depois de 30min., fui retirando o excesso em sentido vertical e fazendo a pátina ouro envelhecido como ela queria. Depois levei ao estofador, pedi que forrasse com o tecido que eu comprei Sued na cor pink e colocasse capitonê. Depois de pronta, coloquei um cristal em cada botão.
Minha filha quando viu, ficou doidinha, ela me abraçava e me beijava e me agradecia o tempo todo.
É tão bom quando a gente faz alguém feliz! Ela merece, é uma excelente filha! Na verdade eu não sei quem estava mais feliz, se era ela ou eu?
Olha abaixo como a cadeira ficou linda!

 Aqui como ela era.
Esta cadeira tem mais de 60 anos (claro que ela passou por outras reformas).


 Ela decapada.


 Tchan, Tchan, Tchan, Tchan! Olha como ficou!
LINDA!!!
 
 
Cada botão coloquei um cristal. Com o reflexo da luz ela brilha.
 
 
Aqui minha filha no cerimonial dos seus 15 anos.

A festa foi um sucesso!
Depois várias pessoas vieram me perguntar se eu alugaria a cadeira para a festa de suas filhas. Claro que esta não! Mais estou preparando duas cadeiras uma pink e uma vermelha para alugar para cerimoniais, eventos, etc.
Gostaram?

Aqui termina minha história de contos de fada, onde tinha uma princesa, um príncipe e uma cadeira "Luís VX".

Bjs.....