terça-feira, 18 de setembro de 2012

História de contos de fada.


Bom para começar, falarei sobre dois assuntos:

Um é sobre restauração de móveis (mostrarei a restauração de uma cadeira Luís XV), e contarei um pouco da história deste mobiliário que foi criado a mais de 200 anos e até hoje encanta muita gente no mundo todo.

O outro assunto será sobre decoração, como decorar um ambiente deixando-o elegante, alegre e leve,  sem excesso de informação; a velha frase “Menos é Mais”, então pra que os exageros? Ok?

 

Let`s go !


O estilo Luís XV

 


 Foi um estilo de decoração e mobiliário desenvolvido na França durante o reinado de Luís XV, aproximadamente em 1730 e 1750-60 conhecido também como o estilo gracioso do rococó e pelo seu repertório de motivos ornamentais, situando-se entre o estilo regência, onde já dá os primeiros passos, e o estilo Luís XVI, que se caracteriza por uma maior rigidez e austeridade. É considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto, sendo, por isso, alvo de revalidade ao longo do tempo.

Este estilo surgiu, é claro, ao serviço da mentalidade da época, da busca dos prazeres do quotidiano e intimamente ligado à figura feminina, que decorava toda corte. Provavelmente a figura de maior destaque no impulso das artes decorativas foi a de  Madame de Pompadour, amante do rei, que o incentiva a promover a produção artística, como no caso da oficina de porcelana de Vincennes (mais tarde Sevres) de onde foram criadas muitas das peças usadas neste estilo.



Ficheiro:Pompadour6.jpg























 
Bom, depois de saber um pouquinho sobre a História da tão famosa cadeira Luís XV, contarei agora um poquinho da minha História: 
 
Tenho uma filha que acabou de completar 15 anos (01/09/2012). Seu sonho era ter uma cadeira "Luís XV" em seu quarto, pois além de ser uma peça de decorativa, seria também para ela passar sentada praticando o seu passa tempo preferido: LER!
Então resolvi lhe fazer uma surpresa, ou seja, comprar a tão sonhada cadeira. Só que, custa muito caro e sempre só vendem o par dela. Ela não queria uma cadeira produzida em série e sim uma artesanal, antiga que tivesse história, esse é o  glamour!
Fui eu visitar vários antiquários, sites, para achar a cadeira! Depois de 3 meses de pesquisa, achei um antiquário que se chama Fernantillo fica no RJ, Taquara.
Acabei fazendo amizade com os donos do antiquário (Carine e Bruno) e consegui com que eles me vendessem somente uma cadeira e não o par como é negociado. A partir daí, comecei a viajar no sonho da minha princesa Amanda (minha filha); decapei toda a madeira pois a cadeira estava em ótimas condições, perfeita, tirei toda a pátina que estava (pátina marfim), lixei; passei uma demão de tinta PVA marfim; lixei pela 2ª vez; pintei de novo de PVA; passei uma demão de laca indiana e depois de seca, finalmente a cera ouro velho, fui salpicando toda cera na madeira, depois de 30min., fui retirando o excesso em sentido vertical e fazendo a pátina ouro envelhecido como ela queria. Depois levei ao estofador, pedi que forrasse com o tecido que eu comprei Sued na cor pink e colocasse capitonê. Depois de pronta, coloquei um cristal em cada botão.
Minha filha quando viu, ficou doidinha, ela me abraçava e me beijava e me agradecia o tempo todo.
É tão bom quando a gente faz alguém feliz! Ela merece, é uma excelente filha! Na verdade eu não sei quem estava mais feliz, se era ela ou eu?
Olha abaixo como a cadeira ficou linda!

 Aqui como ela era.
Esta cadeira tem mais de 60 anos (claro que ela passou por outras reformas).


 Ela decapada.


 Tchan, Tchan, Tchan, Tchan! Olha como ficou!
LINDA!!!
 
 
Cada botão coloquei um cristal. Com o reflexo da luz ela brilha.
 
 
Aqui minha filha no cerimonial dos seus 15 anos.

A festa foi um sucesso!
Depois várias pessoas vieram me perguntar se eu alugaria a cadeira para a festa de suas filhas. Claro que esta não! Mais estou preparando duas cadeiras uma pink e uma vermelha para alugar para cerimoniais, eventos, etc.
Gostaram?

Aqui termina minha história de contos de fada, onde tinha uma princesa, um príncipe e uma cadeira "Luís VX".

Bjs.....


4 comentários:

  1. Sheilinha, muito showww!!! Parabens e muito sucesso!! Nao tem como negar, essa cadeira ficou de princesa mesmo, e quem sentou combinou bonito!!kkk...Que Deus te abençoe muito!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sheila! Coloca um link pra seguirmos seu blog! Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,vimos agora!Ficamos felizes!Adoramos o post!Estamos aguardando mais vezes sua visita!Att,Carine e Bruno!

    ResponderExcluir